Perguntas Frequentes
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Dica para Revendedores
Sobre tempo
Lembramos que os prazos citados em nosso produtos são somente o prazo de produção, o prazo de entrega é variável de acordo com a forma e localidade de entrega.
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Sobre a Arte
Atenção com a Variações de Cor
Por trabalharmos com linha de produção, temos um
volume muito grande para produzir, fazendo com que fechemos uma matriz
utilizando artes de diversas cores. A partir disto, durante a impressão dos
produtos podem haver variações na cor de até 10% (para mais ou para menos) da
cor do arquivo original.
Lembrando que para
a montagem de seu material siga o mesmo nuance de cores na frente e no verso, ou
seja, frente clara o verso tem que ser claro, frente escuro o verso tem que ser
escuro, evitando assim possíveis manchas (decalques) nos impressos finais.
Abaixo mostraremos alguns cuidados que se deve ter na
hora de fechar seu arquivo junto da importância de enviar as cores no formato
correto CMYK e não RGB.
Azul Marinho - Por padrão do Corel Draw, a cor AZUL MARINHO tem a seguinte composição: C:100 M:100 Y:0 K:0. Para evitar que seu arquivo tenha manchas ou uma tonalidade próxima do ROXO, aconselhamos a usar a seguinte composição: C:100 M:80 Y:0 K:20. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado.
Ou seja, padrão CMYK e RGB devem ser sempre verificados antes do envio do arquivo por conter uma variação muito grande de cores.
Laranja - Para esta cor, o padrão do Corel Draw é C:0 M:60 Y:100 K:0, esta formula poderá ficar com tom avermelhado dentro da variação de 10%, para evitar esta variação, utilize C:0 M:50 Y:100 K:0. Assim, o resultado final ficará mais próximo do desejado.
- Para vetores em preto, indicamos a fórmula C:40 M:0 Y:0 K:100 obtendo um preto mais vivo evitando que fique desbotado ou lavado.
- Quando esta formula for utilizada em fundos, os vetores que estiverem em branco deverão estar protegidos com um contorno de 0,3mm em preto na fórmula, C:3 M:3 Y:3 K:100 atrás do preenchimento e em escala com a imagem.
- Em textos deverão seguir as mesmas instruções acima citadas e os mesmos deverão ter o tamanho mínimo de 8 pontos.
- Não utilize preto com os 4 canais de cores carregados, (C:100 M:100 Y:100 K:100 ou outras composições que tenham grandes porcentagens nos 4 canais), pois poderá ocorrer variação no registro e manchas na impressão.
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Como converter suas fontes em Curvas?
O envio de arquivos com fontes pode comprometer o
processo de fechamento dos arquivos, além de prejudicar o layout alterando as
fontes ao serem substituídas automaticamente. Os textos do arquivo devem ser
convertidos em curvas antes da exportação.
Veja como realizar este processo
- CorelDRAW®: Para converter todos os textos do arquivo clique no menu Editar> Selecionar Tudo> Texto e em seguida aplique o comando "Ctrl+Q" (converter em curvas). Se preferir, poderá selecionar texto a texto de seu documento para este processo.
- Photoshop: Selecione a "layer" de texto e com o botão direito do mouse clique em "Convert to Shape".
- Illustrator e InDesign: Selecione o texto com o botão direito do mouse e clique em "Create Outlines" ou pressione o comando "Ctrl+Shift+O" ou ainda acessando o menu Type>Create Outlines.
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Como cuidar dos arquivos de arte horizontal e vertical?
Como cuido do corte do produto?
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Como enviar efeitos, lentes, powerclips e sombras para serem impressos?

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Como enviar um arquivo com gradiente?
- Modo errado de composição de cor para o gradiente, primeira composição da cor C:0 M:0 Y:0 K:100 para a segunda composição exemplo C:0 M:100 Y:0 K:0.
- A composição correta é quando existem dois canais abertos na primeira cor (mais clara) e um na segunda cor mais escura exemplo C:0 M:100 Y:0 K:100 para C:0 M:0 Y:0 K:100.


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Como enviar Verniz Localizado?


Como por exemplo:
- Não se deve utilizar verniz local nas marcas de corte, pois o verniz em relevo quando cortado quebra, e desencadeia um processo de descamação.
- Não utilize verniz em textos ou objetos pequenos ou muito finos, pois é normal que o verniz sofra variações de encaixe. Quanto menor o texto ou objeto mais o resultado final vai ser um aspecto de desencaixe. Não será reproduzido materiais que tiverem fora das especificações.
- O acabamento Verniz Localizado poderá cobrir no máximo 30% de sua arte, ultrapassando os 30% será cobrado 50% do valor do produto.
- Confira o posicionamento de sua máscara antes de realizar o envio dos arquivos.
- Verniz auto relevo quando aplicado em grande quantidade, em coberturas muito extensas poderá ocorrer eventuais bolhas.
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Como envio as artes para impressão?
A arte é anexada no ato do pedido. Não são aceitas
artes por e-mail ou outras formas de envio a não ser pelo site. A mesma deve
ter a confirmação de envio, após o carregamento da arte para que seja enviada
com sucesso.
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Como evitar decalque?
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Como evitar uma impressão sobreposta?
Para evitar transtornos com seus produtos depois de impressos, a Gráfica aconselha seus clientes a nunca utilizarem a opção "Impressão sobreposta do preenchimento", pois os mesmos poderão não aparecer no impresso final.
Entretanto, é muito simples identificar se existe algum elemento sobreposto. Confira no canal de cores do objeto selecionado se a opção "Impressão sobreposta do preenchimento" está selecionada, caso esteja desabilite-a, caso não esteja, apenas clique em "ok".
Demonstração de como ficaria o resultado final produto,
caso fosse impresso com impressão sobreposta selecionada.
Evite também colocar Bitmaps em camadas superiores a objetos em curvas, embora tendo bordas transparentes pode corromper as camadas inferiores, causando distorções na imagem no momento da conversão automática do arquivo para produção.
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Cuidados com o Canal Preto (K)
O preto pode ser produzido misturando os três pigmentos primários (CMY), mas por várias razões, é preciso adicionar tinta preta ao sistema:
- O preto que se cria misturando os três pigmentos primários não é puro, devido às impurezas encontradas neles;
- Empregar o 100% das tintas ciano, magenta e amarelo produz uma camada que, dependendo do tipo de papel, pode não secar ou ainda romper a folha se muito fina;
- Os textos imprimem-se geralmente no preto, pois incluem detalhes muito finos que seriam complicados de conseguir mediante a superposição de três tintas.
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Diferença entre cores: 1×0, 4×0, 4x1, 4×4
Os números representam a quantidade de cores que
serão impressas em cada um dos lados do papel:
- 1×0 - UMA COR (PRETO) NA FRENTE
Deverá ser utilizado apenas o canal K do CMYK. Escalas de cinza também resultam em uma única cor (Preto).
- 4×0 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E VERSO SEM
IMPRESSÃO
Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. O verso não recebe impressão.
- 4×1 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E UMA COR (PRETO) NO
VERSO
Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente do material. Para o verso, apenas o canal de cor K do CMYK deve ser utilizado.
- 4×4 - 4 CORES (CMYK) NA FRENTE E 4 CORES (CMYK) NO
VERSO
Todas as possibilidades de cor CMYK podem ser utilizadas na frente e no verso do material.
Cada uma das cores é representada por um número que vai até 100%. Se a soma das cores ultrapassar 250%, o papel pode não absorver as tintas adequadamente, causando decalque.
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Diferenças entre CMYK x RGB
Cada padrão de cor tem sua aplicação designada por composição e quantidade de cores utilizadas. O monitor de computador transmite cores de padrão RGB, isto significa que o arquivo impresso não pode ser comparado com o arquivo da arte, pois o correto da arte é ter o padrão de impressões CMYK.
RGB: é a sigla para Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Esse é um padrão de cores aditivas, obtidas pela decomposição natural dos raios solares (ou artificialmente através de determinados focos de luz). As cores RGB são utilizadas em monitores, TVs, câmeras digitais, etc.
CMYK: é a sigla para Cyan (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) e Black (preto). Ao contrário do padrão RGB, esse sistema é subtrativo, onde parte das cores que vemos vem também da luz que não é refletida. O padrão CMYK é o indicado para mídias impressas.
Agora que você já sabe o que são os padrões de cores RGB e CMYK e para o que eles servem, vai ficar simples entender o porquê existe a diferença entre o monitor e a impressão!
O monitor sempre emitirá cores RGB. Portanto, todas as cores vistas serão formadas a partir do vermelho, verde e azul. Para imprimir suas peças, serão utilizadas as cores CMYK, ou seja: a cor que antes era criada a partir do vermelho, verde e azul, será reproduzido a partir do ciano, magenta, amarelo e preto. Por isso é IMPOSSÍVEL a fidelização de cores. Sempre haverá uma variação de 5% a 10% na tonalidade.
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Encontrei alguns erros na minha arte, como procedo para enviar a arte correta?
Se o status do pedido for "Em Produção" não haverá possibilidade de enviar a nova arte e o impresso será realizado com o primeiro arquivo.
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Importância do preenchimento da arte
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O que é PDF/X1-a?
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O que é Sangria e Área de Segurança?
A margem de segurança é a área que limita aonde textos e informações importantes devem estar para que não tenham perigo de serem cortadas. No padrão de cada produto está a margem específica para ser adotado.
Após o processo de impressão, o material será cortado (refilado) no seu tamanho final. Trabalhamos com 0,3cm de sangria, ou seja, a arte de um panfleto 15x21, terá sua arte na dimensão 15,3x21,3 (0,15cm de cada lado do tamanho final do impresso).
A marca de corte obedece obrigatoriamente ao tamanho final do impresso, e por causa da variação do corte, é aconselhado que os elementos da sua arte estejam sempre à no mínimo 0,3cm das margens do tamanho final do seu impresso.
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Por que usar padrão ao criar minha arte?
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Posso colocar bordas na minha arte?
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Propriedades de documento do CorelDraw


Exemplos de efeitos, (Lentes, gradientes, sombras, Powerclip e outros). Caso apareça a informação de algum efeito, o mesmo deverá ser convertido em BITMAP CMYK ou TONS DE CINZA com 300DPI.




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Quais os cuidados devo ter com meu arquivo?
- Não use letras muito pequenas, inferior ao corpo 7.
- Não garanta a cor idêntica da tela do monitor para o material, pois existe a diferença de calibragem entre os monitores e o produto já impresso.
- Respeite a margem de segurança e sangra.
- Converta as fontes em curvas.
- Não use preto carregado nas artes para evitar o decalque.
- Converter em CMYK as imagens e todos os objetos.
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Qual resolução devo salvar as imagens?

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Sobre a Pós Produção
Recebi o pedido errado, qual o procedimento?
Entre em contato com a Central de Atendimento, a equipe vai auxiliar em como você deve proceder.
A Gráfica é totalmente comprometida com a satisfação de seus clientes, portando siga à risca todas normas e dicas para que você cliente possa receber seus materiais com agilidade e qualidade.
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Sobre a Produção
Como funciona o Prazo de Produção?
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Meu pedido está em produção, posso cancelar?
O pedido que está em processo de produção não pode
ser cancelado.
É responsabilidade do cliente todos os dados informados no ato
do pedido.
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Meu pedido está em produção, posso reenviar à arte?
O pedido que está em processo de produção não pode ser reenviado.
Erros de digitação, arte inadequada e dados cadastrais errados são de responsabilidade do cliente, como informamos na pergunta titulada "Encontrei alguns erros na minha arte, como procedo para enviar a arte correta?"
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Sobre Cadastro e Dados
Após realizar o cadastro, como posso alterar meus dados cadastrais?
Para alterar seu cadastro é preciso estar logado no site. Acesse o campo "Minha Conta" na barra superior vermelha, pressione o botão "editar informações" e atualize seus dados cadastrais em seguida clique em "Salvar" para que as alterações fiquem salvas.
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Há diferença de cadastro para pessoa física e pessoa jurídica?
A diferença é basicamente em relação as informações.
Para pessoa física, os dados são referentes à pessoa, como nome e CPF.
Já para pessoa jurídica, é necessário informar CNPJ, Inscrição Estadual e informações sobre o porte da empresa.
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O que preciso fazer para realizar meu cadastro na Gráfica?
Sobre Pagamentos
Como envio o comprovante?
Após a compra do pedido o comprovante poderá ser enviado pelo botão "enviar comprovante" que conta ao termino da compra
ou entrando em Meus Pedidos o comprovante deverá ser enviado no formatos de arquivos JPG, TXT, DOC ou PDF.
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Como solicitar nota fiscal eletrônica do meu pedido?
A nota fiscal eletrônica, pode ser solicitada por e-mail após a mercadoria estiver pronta. No assunto do e-mail colocar Nota Fiscal com numero do pedido.
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Meus pedidos podem ser produzidos antes da liberação financeira?
Não. A produção somente terá início após a liberação financeira e a conferência de arquivos. O processo de produção é rápido e automático, assim se os arquivos estão de acordo com os padrões eles seguem em produção.
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Quais as formas de pagamentos que posso escolher?
- Cartão de credito via PagSeguro ou Paypal: Até 24 horas;
- Boleto via PagSeguro: Até 24 horas;
- Depósito bancário: Até 24 horas;
- Transferência entre bancos: Até 24 horas;
- Depósitos via envelope: Até 48 horas.
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Sobre Pedido
O que é Aguardando Pagamento?
Se no status de seu pedido aparecer "Aguardando Pagamento" significa que o comprovante de pagamento ainda não foi verificado pelo setor financeiro, caso não tenha enviado ainda o comprovante é só entrar em "Meus Pedidos" e enviar o arquivo em anexo.
Caso a forma de pagamento seja for PagSeguro ou PayPal e seu pedido ainda não esta aprovado significa que seu pagamento ainda não foi compensado pelo mesmo. Essas formas de pagamento são automáticas, serão aprovadas pelos próprios PagSeguro e/ou PayPal. Tendo o prazo de até 48 horas para a compensação de pagamento dependendo da forma escolhida no processo de compra.
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O que é Aprovado?
O prazo de aprovação varia de acordo com a modalidade escolhida no ato da compra.
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O que é Arquivos com Problema?
Caso o arquivo esteja correto o status do pedido será alterado para "Em produção" para começar a ser impresso, mas caso exista algum erro no arquivo o status poderá ser alterado para "Arquivo com problema" e o cliente receberá uma mensagem informando o motivo da pendência do pedido, e será necessário que o cliente reenvie o arquivo via site.
Neste caso o pedido só entra em produção quando o arquivo for reenviado corretamente ou com autorização por e-mail do cliente autorizando o material ser produzido desta forma, neste caso o cliente arca com toda responsabilidade de erros na arte do arquivo.
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O que é Cancelado?
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O que é Despachado Código de rastreio: Enviado para Transportadora ou Despachado Código de rastreio: Disponível para retirada?
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O que é Em Produção?
Muito importante lembrar que pra entrar em produção o pedido primeiramente deve estar aprovado pelo financeiro e pela verificação de arquivo. Antes do pedido passar por esses processos o pedido não entra em produção.
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Posso alterar meu pedido após finalizar meu pedido?
É importante que ao fazer o pedido confira os produtos antes de adicioná-los ao carrinho.
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Sobre Transporte
Como acompanhar a entrega do meu pedido?
Cada passo do seu pedido pode ser acompanhado pelo
site, acessando o seu cadastro ou por e-mail.
Haverá a
possibilidade de verificação pelo site, após o "Login" e no campo "Meus
pedidos". Também terá atualização de status você receberá uma notificação por e-mail.
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Como alterar endereço para entrega?
O endereço de entrega deve ser informado no ato da compra, impossibilitando alterações futuras, ou a qualquer momento no seu "Login" no campo "Minha Conta", ajustar as informações necessárias clicando em "Editar Informações" e após isto clicar em "Salvar" caso altere alguma informação errada só é preciso clicar em "Cancelar" que a alteração será desfeita.
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Como é contado o prazo de transporte?
O prazo de transporte é calculado de acordo com a
região escolhida para entrega e informado no pedido. Após o fechamento do prazo
de produção, o material irá ser despachado para transporte, ou seja, somente
depois do encerramento do prazo de produção.
Exemplo: 2 dias úteis de produção e 3 dias de transporte.
São 2 dias completos para produção (temos até as
18h do segundo dia útil para finalizarmos a produção do pedido), após o
fechamento do prazo de produção começará a contagem do prazo de transporte.
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Como escolher a forma de entrega?
A forma de entrega é escolhida no ato da compra, de acordo com a disponibilidade para sua região. Se no seu pedido existem vários itens, o mesmo sairá para transporte somente o término da produção de todos os itens.
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Depois do pagamento quanto tempo leva para o meu pedido entrar em produção?
Para seu pedido entrar em produção existem dois fatores como a liberação financeira e a conferência de arquivos. A liberação financeira é feita de acordo com a forma de pagamento.
Após a verificação de arquivos dentro dos padrões o pedido segue em produção. Caso o arquivo necessite de ajustes um aviso será emitido por e-mail.
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Posso buscar meu pedido na gráfica?
Nossa Gráfica não possui loja
física, portanto os pedidos obrigatoriamente são entregues no endereço
determinado pelo cliente, ou o cliente poderá retirar em um dos balcões de
retirada que disponibilizamos. O cliente deverá ligar para o balcão e
verificar junto ao balcão se o pedido já está pronto para a retirada.
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